24 mostras
☑ assinale as convocatórias respondidas e facilite a consulta
Que teatro!
Porquê esta convocatória de arte correio?
Muito simplesmente porque gostamos e apreciamos o teatro. Encontramos teatro todos os dias, por exemplo, em situações do quotidiano ou em expressões idiomáticas que se referem a ele, como “O mundo é um palco”, “fazer o espetáculo andar”, “esperar nas alas”, “roubar o espetáculo”, “Que drama!”, etc. Assim, encontramos o “teatro” no nosso quotidiano e, muitas vezes, ele faz-nos sorrir.
A cidade de Schweinfurt é um dos felizes proprietários de um edifício de teatro. É um teatro convidado e, por isso, oferece a muitos conjuntos diferentes a oportunidade de se apresentarem a um público amante de teatro através de uma grande variedade de peças.
Não há limites para a alegria da experimentação, que também pode ser limite para os espetadores individuais.
Schweinfurt tem uma longa tradição teatral, documentada pela primeira vez em 1572 com a representação da “Comédia do Juízo Final”.
Os locais de representação mudaram frequentemente ao longo dos anos.
Em 1966, foi inaugurado um novo edifício de teatro na Roßbrunnstrasse. Foi concebido pelo arquiteto do Prof. Erich Schellig, com uma planta poligonal e superestruturas cubistas. Uma grande escadaria liga o edifício do teatro ao parque Châteaudun.
Em suma, o edifício tem um aspeto diferente em todos os lados.
No interior, encontramos uma obra de arte de Gustl G. Kirchner com uma parede turquesa em técnica de espátula; na escadaria, Günther Zirkelbach criou um relevo com placas de gesso cortadas; o Prof. Karl Dahmen dedicou-se à grande parede de 130 metros quadrados com uma técnica de espátula de dispersão. Foi um importante representante do Tachismo. O seu trabalho é considerado uma das principais obras do Informel alemão. A cenógrafa Trude Karrer concebeu a escultura de luz suspensa no auditório.
A iluminação indireta desta sala é igualmente impressionante. A sua parede, coberta de corpos piramidais que brilham para fora de si próprios, alguns dos quais dourados, cria uma atmosfera maravilhosa. E assim poderia continuar durante muito tempo a descrever o nosso belo teatro.
Desde 1973, há um dia de teatro de marionetas, em intervalos regulares. Uwe Brockmüller expunha regularmente partes da sua coleção de marionetas em vitrinas de vidro. Assim, podia-se ter uma impressão da variedade de diferentes teatros de marionetas — especialmente na região asiática.
O nosso teatro vai ser completamente renovado. Por esta razão, lançámos esta convocatória de arte correio. Temos curiosidade em saber como e o que é entendido como teatro e o que as pessoas se associam a ele.
Pão no Mundo
Páscoa
150 anos de impressionismo
Camilo 200 Mailart Open Call
Representa um olhar pessoal sobre o escritor Camilo Castelo Branco que marca a literatura portuguesa.
Coragem
Amarelo é Belo
Migrações
O movimento e a mobilidade são caraterísticas dos organismos desenvolvidos, mas são também meios pelos quais as criaturas, incluindo nós, se orientam no mundo e através dele. Hoje em dia, as pessoas e as populações deslocam-se e mudam de local em busca de oportunidades ou partem sob pressão. A arqueologia diz-nos que, na pré-história, houve fluxos irradiantes de África para novas vidas a leste e a oeste. E o nosso futuro será rico em novas migrações.
Embora atualmente existam poucos povos migratórios, os movimentos migratórios das criaturas, das aves, dos animais terrestres e marinhos continuam. Migrações misteriosas e essenciais, grandes e pequenas: os gnus deslocam-se para pastar, o zooplâncton sobe para se alimentar e desce para se proteger, mas as dunas de areia migram, quem diria?
Os artistas são migrantes. Vivemos, deslocamo-nos, trabalhamos, comunicamos e comercializamos em fluxos de informação migratória. Geograficamente e digitalmente, as nossas ideias e o nosso trabalho viajam. Na rua, na mesa da cozinha ou num ecrã, no estúdio ou na oficina, encontramo-nos uns aos outros. Tu vens do outro lado com algo novo; eu pego nisso, passo-o adiante. Quer sejam reais ou virtuais, os migrantes trocam, colaboram e oferecem ajuda, ideias e apoio através da mobilidade e do movimento partilhados.
Oferecemos a ideia de Migrações de forma livre e no plural. Interprete-a como humana, animal, mineral, biológica, geográfica, de género, geológica, espiritual ou cultural. O efeito pode ser próximo ou distante, a escala, a visibilidade e o impacto global, local ou microscópico. Agora é convosco!
Nos olhos da minha mãe vejo ... / Na voz do meu pai ouço ...
Envie-nos uma frase com um máximo de 10 palavras, de uma forma visualmente atractiva, num postal.
A sua frase deve complementar (ou encaixar-se nos pontos) de uma das duas frases seguintes: “Nos olhos da minha mãe vejo…” ou “Na voz do meu pai ouço…”.
ABRACADABRA
Coletivamente
5 ARGUMENTOS
Em 2025, Ákos Székely, artista de vanguarda, poeta visual, figura de proa da assemblage húngara, da arte postal e do fluxus, faria 80 anos. O objetivo deste convite à arte postal é prestar homenagem ao trabalho e à personalidade de Ákos Székely.
Procuramos obras que reflictam o seguinte tema: 5 argumentos.
Ákos Székely considerava importante desenvolver as capacidades de debate e o pensamento crítico dos seus alunos. Nas suas aulas, realizavam-se debates abertos sobre todas as questões literárias e artísticas. Uma regra fundamental era a de que os participantes tinham de fundamentar os seus pontos de vista com 5 argumentos.
15.º Dia Mundial dos Selos Falsos
Este ano, o MIAP (Micro Musée International et Indépendant de l'Art Postal) em Rencurel, França, foi selecionado para acolher a 15ª edição do Dia Mundial dos Selos Falsos.
Quinta-feira, 21 de novembro de 2024 será, portanto, o 15º Dia Mundial dos Selos Falsos…
Qualquer pessoa de qualquer parte do mundo (artista ou não) é convidada a enviar um ou mais envelopes com uma única restrição: um selo falsificado em vez do selo oficial. Nesse dia, pode também enviar os seus trabalhos a amigos e conhecidos.
O “Museu Mailart” poderia ser o tema desta 15ª edição! Uma interpretação livre de uma obra que ama ou odeia!
Terra do Futuro
Mudança
Mensagem numa garrafa
Convocatória à Bondade
Space Byi
Aceitamos envios de Arte Correio que explorem a relação entre a matemática e a experimentação artística, incluindo, mas não se limitando a:
Abstração geométrica - Postais com simetria matemática, tesselações e desenhos inspirados em fractais.
Arte Algorítmica e Computacional - Obras de arte criadas utilizando funções matemáticas, autómatos celulares, IA ou padrões gerados por algoritmos.
Teoria dos números e elementos criptográficos - Representações visuais que incorporam números primos, sequências de Fibonacci ou desenhos baseados em encriptação.
Formas experimentais e híbridas - Interpretações de meios mistos ou matemáticas não convencionais em arte correio.
Girar
kreiseln
AMBIENTE, CLIMA E FUTURO
Vamos refletir sobre as alterações climáticas! Contribua para a “estante artística” da nossa biblioteca sustentável enviando um livro de Arte Correio em estilo ecológico ou um postal temático.
Só serão expostas obras de arte relacionadas com o tema e com os formatos exigidos, por isso, certifique-se de que segue os formatos solicitados. O acompanhamento da exposição em linha estará disponível na Biblioteca Martellago.
[e]mailart
considere o que [e]mailart é e poderá ser. considere qual é a diferença entre apenas enviar um simples anexo ou imagem como corpo de correio electrónico ou enviar uma verdadeira obra de arte que usa toda a capacidade do que incorpora o mundo digital e a antiga tecnologia e protocolos de um correio electrónico.
alternativamente, também pode submeter algumas palavras, o seu ponto de vista sobre o assunto, ou mesmo um ensaio sobre o "mundo digital vs mailart vs [e]mailart vs arte".
será que um mero anexo poderá ser considerado uma obra de arte? ou devemos explorar algo que resida no corpo do correio eletrónico e seja mutável e único e incapaz de subsistir noutro meio para além desse?
quaisquer perguntas sobre a convocatória não devem ser enviadas para nós por correio electrónico, pois não serão respondidas.
LEONIART PROJECT MMLVII - "Salte para o futuro"
Os artistas têm que representar uma paisagem da sua cidade, país ou qualquer lugar do mundo como imaginam que será em 2057. Pode ser algo distópico, fantástico, uma paisagem maravilhosa e pacífica cheia de cores, ou simplesmente o mesmo que visto hoje. Pode ser profético ou não.
"E" Ambassadeur d'Utopia