Mailart & ArtByMail // repositório de convocatórias e exposições
last updated on 2025-01-30 23:58:13 / 9 days ago34 convocatórias_abertas
☑ assinale as convocatórias respondidas e facilite a consulta
A Minha Utopia ■
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Camilo 200 Mailart Open Call ■
Representa um olhar pessoal sobre o escritor Camilo Castelo Branco que marca a literatura portuguesa.
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Chapeleiro MALUCO / Alice ■
Tudo o que precisa de fazer é decorar o seu envelope. Não coloque nada no interior, sele-o, coloque um selo e envie-o pelo correio.
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A Arte de Educar ■
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Coragem
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Mulheres Fortes
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150 anos de impressionismo ■
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5 ARGUMENTOS ■
Em 2025, Ákos Székely, artista de vanguarda, poeta visual, figura de proa da assemblage húngara, da arte postal e do fluxus, faria 80 anos. O objetivo deste convite à arte postal é prestar homenagem ao trabalho e à personalidade de Ákos Székely.
Procuramos obras que reflictam o seguinte tema: 5 argumentos.
Ákos Székely considerava importante desenvolver as capacidades de debate e o pensamento crítico dos seus alunos. Nas suas aulas, realizavam-se debates abertos sobre todas as questões literárias e artísticas. Uma regra fundamental era a de que os participantes tinham de fundamentar os seus pontos de vista com 5 argumentos.
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Amarelo é Belo ■
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Migrações ■
O movimento e a mobilidade são caraterísticas dos organismos desenvolvidos, mas são também meios pelos quais as criaturas, incluindo nós, se orientam no mundo e através dele. Hoje em dia, as pessoas e as populações deslocam-se e mudam de local em busca de oportunidades ou partem sob pressão. A arqueologia diz-nos que, na pré-história, houve fluxos irradiantes de África para novas vidas a leste e a oeste. E o nosso futuro será rico em novas migrações.
Embora atualmente existam poucos povos migratórios, os movimentos migratórios das criaturas, das aves, dos animais terrestres e marinhos continuam. Migrações misteriosas e essenciais, grandes e pequenas: os gnus deslocam-se para pastar, o zooplâncton sobe para se alimentar e desce para se proteger, mas as dunas de areia migram, quem diria?
Os artistas são migrantes. Vivemos, deslocamo-nos, trabalhamos, comunicamos e comercializamos em fluxos de informação migratória. Geograficamente e digitalmente, as nossas ideias e o nosso trabalho viajam. Na rua, na mesa da cozinha ou num ecrã, no estúdio ou na oficina, encontramo-nos uns aos outros. Tu vens do outro lado com algo novo; eu pego nisso, passo-o adiante. Quer sejam reais ou virtuais, os migrantes trocam, colaboram e oferecem ajuda, ideias e apoio através da mobilidade e do movimento partilhados.
Oferecemos a ideia de Migrações de forma livre e no plural. Interprete-a como humana, animal, mineral, biológica, geográfica, de género, geológica, espiritual ou cultural. O efeito pode ser próximo ou distante, a escala, a visibilidade e o impacto global, local ou microscópico. Agora é convosco!
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Nos olhos da minha mãe vejo ... / Na voz do meu pai ouço ...
Envie-nos uma frase com um máximo de 10 palavras, de uma forma visualmente atractiva, num postal.
A sua frase deve complementar (ou encaixar-se nos pontos) de uma das duas frases seguintes: “Nos olhos da minha mãe vejo…” ou “Na voz do meu pai ouço…”.
A sua apresentação deve ser feita, de preferência, em inglês, francês, alemão ou neerlandês, mas são permitidas outras línguas. Pode não ser legível devido à representação gráfica.
No entanto, é favor fornecer também uma versão legível numa das quatro línguas, por exemplo, na parte inferior do cartão.
Todos os trabalhos apresentados serão reunidos num poema coletivo que será montado pela organização.
O poema será exposto, representado e será feito um vídeo que será colocado no sítio Web dos Artistas em Movimento (AiM)
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Arte Correio sobre as Pernas
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A sementeira da esperança - Deméter e Perséfone ■
Esta exposição inspira-se no antigo mito de Deméter e Perséfone, uma história de perda, tristeza e esperança de renovação. Quando Deméter perdeu a sua filha, a terra deixou de crescer. Esta narrativa simbólica reflecte os desafios modernos: as alterações climáticas, o esgotamento dos recursos naturais, as lutas agrícolas e a desigualdade na distribuição dos alimentos.
Os artistas são encorajados a criar obras que expressem a angústia, a antecipação e o apelo à ação face a estas questões globais. As suas obras podem explorar temas como a perda, a procura de soluções ou a esperança de uma agricultura sustentável e de uma distribuição equitativa dos alimentos.
A exposição pretende ser uma plataforma de reflexão e expressão, incentivando os artistas a abordar o tema através da arte contemporânea e realçando a importância de cuidar do nosso planeta.
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fluxus para 2025 ■
Fluxus é um movimento artístico fundado por George Maciunas (1931-1978) em que o que importa não é a obra de arte, mas a ideia criativa.
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COLETIVAMENTE ■
No Japão, o ditado popular 人は人によって成立する (“As pessoas são apoiadas por outras”) reflecte a importância da cooperação e das relações interpessoais na sociedade. Em inglês, “pay it forward” incentiva o ato de fazer algo por alguém sem esperar nada em troca, criando uma cadeia de bondade.
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Coletivamente ■
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Contos de Fadas ■
“O conto oferece um modelo para a vida, um modelo vivificador e encorajador que permanece no inconsciente contendo todas as possibilidades positivas da vida.”
- Marie-Louise von Franz
Os Contos de Fadas fizeram e fazem parte da infância de muitos de nós e até hoje são encontrados tanto em tradições orais quanto em obras literárias. Sou Arteterapeuta e apaixonada por essas narrativas! Há anos, uso os Contos de Fadas como uma importante e potente ferramenta no meu trabalho como Arteterapeuta.
Criar Arte Correio com o tema Contos de Fadas será um retorno nas memórias do passado e uma oportunidade de releitura com uma nova narrativa de uma história conhecida, afinal as histórias variam de acordo com o contexto histórico geográfico.
Convido a todas e todos interessados a participar dessa convocatória, colaborando em montar uma coleção de Arte Correio do tema CONTOS DE FADAS para uso em estudos e pesquisas.
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Mandalas e seus Universos ■
Mandalas, com sua rica história, simbolismo e diversas aplicações culturais, representam um convite à introspeção, à autodescoberta e à conexão com o universo que nos cerca.
Ao explorar o mundo dos Mandalas, embarcamos numa jornada de transformação pessoal e coletiva, buscando significado, paz e a realização plena do nosso potencial humano.
Sou arteterapeuta e interessada em mandalas. Trabalhar com mandalas é um instrumento potente em contextos terapêuticos, clínicos e educativos.
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ABRACADABRA ■
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Terra do Futuro
Os participantes devem preencher o formulário de participação que pode ser descarregado a partir de www.inter-art.ro ou solicitado por correio eletrónico para info@inter-art.ro
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O fogo das fogueiras na cultura dos povos, Jaanipaev 2025 Estónia ■
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Girar
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kreiseln ■
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Café
Tudo sobre o café e a sua cultura.
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Mudança ■
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Acabar com o colonialismo sexual na Ucrânia ■
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A argila e o seu papel no mundo
A argila além de ter uma presença forte no contexto da estética e saúde, também oferece um meio verbal de autoexpressão, excelente meio de estimular a criatividade e desenvolvimento da concentração.
A participação dessa convocatória tem o objetivo de montar uma coleção de Arte Postal do tema “Argila e o seu papel no mundo” para os fins que forem considerados adequados como exposições e como contribuições em estudos, teses e artigos sem quaisquer direitos económicos por parte dos artistas convidados a participar.
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Pão no Mundo ■
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Convocatória à Bondade ■
A equipa de curadores selecionará as suas obras favoritas para incluir num livro. Se o seu trabalho for selecionado para o livro, será notificado. As receitas do livro serão doadas ao Gualala Arts Center.
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A MINHA CASA _ A VIDA FLUI ■
A Residência de Saúde não é apenas um local de cuidados, mas também um local de vida.
Viver é uma expressão de idade adulta, de capacitação e de inclusão.
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NUVENS ■
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Anjos ■
CRIATURAS ENIGMÁTICAS, MENSAGEIRAS, GUARDIÃS. CRIATURAS QUE VIVEM ENTRE O VISÍVEL E O INVISÍVEL, PERTO DE NÓS?
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Que teatro! ■
Porquê esta convocatória de arte correio?
Muito simplesmente porque gostamos e apreciamos o teatro. Encontramos teatro todos os dias, por exemplo, em situações do quotidiano ou em expressões idiomáticas que se referem a ele, como “O mundo é um palco”, “fazer o espetáculo andar”, “esperar nas alas”, “roubar o espetáculo”, “Que drama!”, etc. Assim, encontramos o “teatro” no nosso quotidiano e, muitas vezes, ele faz-nos sorrir.
A cidade de Schweinfurt é um dos felizes proprietários de um edifício de teatro. É um teatro convidado e, por isso, oferece a muitos conjuntos diferentes a oportunidade de se apresentarem a um público amante de teatro através de uma grande variedade de peças.
Não há limites para a alegria da experimentação, que também pode ser limite para os espetadores individuais.
Schweinfurt tem uma longa tradição teatral, documentada pela primeira vez em 1572 com a representação da “Comédia do Juízo Final”.
Os locais de representação mudaram frequentemente ao longo dos anos.
Em 1966, foi inaugurado um novo edifício de teatro na Roßbrunnstrasse. Foi concebido pelo arquiteto do Prof. Erich Schellig, com uma planta poligonal e superestruturas cubistas. Uma grande escadaria liga o edifício do teatro ao parque Châteaudun.
Em suma, o edifício tem um aspeto diferente em todos os lados.
No interior, encontramos uma obra de arte de Gustl G. Kirchner com uma parede turquesa em técnica de espátula; na escadaria, Günther Zirkelbach criou um relevo com placas de gesso cortadas; o Prof. Karl Dahmen dedicou-se à grande parede de 130 metros quadrados com uma técnica de espátula de dispersão. Foi um importante representante do Tachismo. O seu trabalho é considerado uma das principais obras do Informel alemão. A cenógrafa Trude Karrer concebeu a escultura de luz suspensa no auditório.
A iluminação indireta desta sala é igualmente impressionante. A sua parede, coberta de corpos piramidais que brilham para fora de si próprios, alguns dos quais dourados, cria uma atmosfera maravilhosa. E assim poderia continuar durante muito tempo a descrever o nosso belo teatro.
Desde 1973, há um dia de teatro de marionetas, em intervalos regulares. Uwe Brockmüller expunha regularmente partes da sua coleção de marionetas em vitrinas de vidro. Assim, podia-se ter uma impressão da variedade de diferentes teatros de marionetas — especialmente na região asiática.
O nosso teatro vai ser completamente renovado. Por esta razão, lançámos esta convocatória de arte correio. Temos curiosidade em saber como e o que é entendido como teatro e o que as pessoas se associam a ele.
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[e]mailart
considere o que [e]mailart é e poderá ser. considere qual é a diferença entre apenas enviar um simples anexo ou imagem como corpo de correio electrónico ou enviar uma verdadeira obra de arte que usa toda a capacidade do que incorpora o mundo digital e a antiga tecnologia e protocolos de um correio electrónico.
alternativamente, também pode submeter algumas palavras, o seu ponto de vista sobre o assunto, ou mesmo um ensaio sobre o "mundo digital vs mailart vs [e]mailart vs arte".
será que um mero anexo poderá ser considerado uma obra de arte? ou devemos explorar algo que resida no corpo do correio eletrónico e seja mutável e único e incapaz de subsistir noutro meio para além desse?
quaisquer perguntas sobre a convocatória não devem ser enviadas para nós por correio electrónico, pois não serão respondidas.
obrigado pela sua contribuição. todoa a [e]mailart válida será reunida e apresentada principalmente no seu formato e suporte digital e, eventualmente, em catálogo.
para mais convocatórias, aceda a www.mailart.pt e consulte toda a documentação disponível.